O que é Obesidade?

 

A obesidade é um problema de saúde pública e uma doença crónica que afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo definida como uma patologia em que o excesso de gordura corporal acumulada pode afetar a saúde.

 

A Organização mundial de saúde (OMS) considera esta como um dos maiores problemas de saúde no mundo.

 

Com origem em diversos fatores, a obesidade requer persistência contínua de forma a ser controlada. Constitui uma ameaça grave para a saúde e um importante fator de risco para o desenvolvimento e agravamento de outras doenças.

 

A Obesidade pode desencadear outras doenças, tais como, Doenças Cardiovasculares, Hipertensão, Diabetes, colesterol, etc.

 

 

É importante destacar que a obesidade não deve ser apenas relacionada ao excesso de peso por vários motivos como o peso de um indivíduo ser uma variável facilmente alterada no corpo. O que deve ser levado em conta nestas situações é a percentagem de gordura corporal.

 

Atualmente, muitas pessoas recorrem ao cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) para descobrir se estão dentro do lote de pessoas consideradas obesas ou não, no entanto, este não é o melhor método a ser utilizado, visto que por ter tão poucas variáveis a ser analisadas de forma a dar o resultado, não podemos afirmar que este é um método fiável e rigoroso na sua análise.

 

O excesso de peso pode sim ser um fator que indique que a pessoa está em risco de ser considerada obesa, no entanto, não podemos afirmar isso com base só na pesagem do indivíduo, isto porque o peso corporal de uma pessoa contém tudo o que constitui o corpo humano, desde todo o tipo de tecidos, órgãos, água, etc, então o que realmente deve ser levado em conta é a percentagem de gordura corporal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *