Porque o treino outdoor é um excelente complemento ao ginásio?

 

Ouves falar em treino outdoor mas não conheces as suas vantagens e o porquê de ser um bom complemento ao ginásio?

 

Quando ouves falar em treino outdoor provavelmente associas a um tipo de treino mais “funcional”, apesar de ter essa opção não tem necessariamente de ser um treino mais funcional até porque o treino outdoor caracteriza-se por ser um método de treino realizado ao ar livre podendo ser ajustado aos objetivos, gostos e necessidades da pessoa.

 

Este é um treino direcionado para a população em geral caracterizando-se por ser um treino realizado em espaços abertos, desde parques, jardins, ciclovias, entre outros. Representa uma excelente forma de mudar a rotina habitual de treino de forma a criar novos estímulos de treino para o corpo e permitir que continue a sua evolução.

 

Tem como benefícios a exposição solar abastecendo o nosso corpo com vitamina D, que ao longo do tempo vai sendo uma das vitaminas mais em falta ao corpo humano, previne depressões e ansiedade, entre muitos outros benefícios.

 

Existe várias formas de realizar o treino outdoor no entanto abordarei os métodos mais utilizados neste tipo de treino, sendo os tão conhecidos treinos HIIT e o treino com peso corporal.

 

 

Treino Outdoor: HIIT –  Treino de Alta Intensidade

 

O treino de alta intensidade é um treino que se caracteriza por ser curto cujo objetivo passa por alternar períodos de alta intensidade de treino com períodos de baixa intensidade.

 

É um método que contrasta o habitual treino contínuo, sendo este feito por períodos longos de tempo numa intensidade pré-definida e constante ao longo de todo o tempo de treino.

 

É um método já comprovado científicamente como eficaz na queima de gordura, sendo que neste tipo de treino podemos considerar um exercício de musculação aplicado ao ambiente outdoor de baixa intensidade e um exercício cardiovascular ser considerado um de alta intensidade.

 

Nada mais simples como um treino HIIT realizar picos de corrida, ou seja, realizar uma corrida na intensidade máxima ou próxima de máxima por 30 segundos e realizar uma caminhada de 30 segundos intercalada.

 

Treino Outdoor: Peso Corporal ou Calisténico

 

O treino com peso corporal caracteriza-se por ser um tipo de treino que pode ser praticado em qualquer tipo de ambiente visto que a única sobrecarga existente nos exercícios ser o peso corporal.

 

Neste tipo de treino pode ser utilizado também TRX como forma de obter uma maior variedade de exercícios a executar, tornar mais intenso e variar os estímulos de treino, sendo aplicabilidade deste material melhor em ambiente aberto devido a ser necessário um suporte para o colocar e ser efeciente a sua utilização.

 

Este tipo de treino pode variar consoante a frequência de treino semanal, podendo dividir o corpo por grupos musculares ou até aplicar os treinos full-body.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *