Quais as vantagens do treino funcional metabólico?

 

O treino funcional metabólico é um tipo de treino que consiste realizar exercícios no qual exercitamos o corpo com movimentos que habitualmente realizamos no quotidiano como correr, saltar, puxar, empurrar, subir, descer, entre outros.

 

Como próprio nome indica é um treino que visa acelerar o metabolismo e ajudar na capacidade cardiorrespiratória de quem o pratica e dependendo da forma como é preparado e realizado pode ajudar nos ganhos de força e massa muscular.

 

É um treino que se caracteriza por ser realizado apenas com o peso corporal, podendo ter auxilio de materiais funcionais como Fitball, TRX, elásticos, step’s, entre outros materiais. O mesmo pode ser praticado em qualquer local desde em ambientes fechados como ginásio e casa, como ser adaptado em ambiente outdoor como parques e jardins.

 

Este tipo de treino, assim como o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) promovem a redução de gordura corporal em que muitas vezes uma boa forma de manter a cadência e o ritmo de treino é alternar exercícios de musculação com exercícios cardiovasculares.

 

 

Uma boa forma de aumentar a intensidade de treino e adaptar a nossa condição física ao longo do treino é diminuir os tempos de descanso entre exercícios e séries, aumentando em contrapartida a dificuldade dos exercícios e a sua execução.

 

Existe várias formas de realizar este tipo de treino podendo fazer por circuito, ou seja, realizar o exercício por estações com um ligeiro descanso entre cada estação e diminuindo a cada série o descanso entre estações.

 

Pode ser realizado em compound-set, ou seja, juntar 2 exercícios funcionais seguidos para o mesmo grupo muscular sem descanso e só depois de os executar então fazer um ligeiro descanso para novamente realizar outros 2 exercícios seguidos para a mesma musculatura.

 

Pode-se realizar em super-série, ou seja, o mesmo que o compound-set mas para grupos musculares antagónicos, ou então simplesmente realizar da forma mais convencional em que consiste realizar 1 exercício de cada vez com um intervalo até realizar o próximo e apenas ir reduzindo o tempo de descanso de forma aumentar a intensidade de treino.

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