Se treinar braço vou perder o “Músculo do adeus”?

Como perder o “Músculo do adeus”?

 

Já alguma vez ouviste algum cliente ou até mesmo algum profissional de exercício físico a dizer que hoje a sessão de treino de reforço muscular vai ser direcionada para os músculos envolventes do braço para se perder o famoso e indesejável “Músculo do adeus”?

 

Bom, este é mais um daqueles mitos do exercício físico que corre de boca em boca na esperança de ser verdade, mas na verdade não é por treinar os músculos do braço, mais especificamente o Tricep Braquial que fica na zona alvo do “Músculo do adeus” que vamos o conseguir perder.

 

Antes de mais o “Músculo do adeus” não é nada mais, nada menos do que a gordura acumulada na zona do braço, em que quando realizamos o movimento do adeus fica à vista a gordura e a flacidez do braço.

 

Como já explicado em outros artigos do meu blog e sendo cientificamente comprovado não é por treinarmos uma zona que vamos perder gordura na mesma, por exemplo não é por fazer um treino de abdominais que vou perder mais barriga ou um treino de braço que vou perder mais braço, isto porque não é possível perder gordura localizada numa área/zona do nosso corpo de forma isolada.

 

Quando perdemos gordura corporal perdemos de forma geral e não numa só zona, portanto eu posso estar a treinar braço e conseguir perder barriga, até porque o treino de reforço muscular ajuda na queima de calorias, no entanto, não é o método ideal para esse efeito, por isso mesmo é que o treino de reforço muscular é com uma vertente de aumentar a força do nosso corpo, manutenção e/ou aumento da massa muscular para tornar o nosso corpo mais atlético e tonificado.

 

 

Os melhores treinos que visam a perda de gordura corporal são os treinos cardiovasculares, no entanto se apenas fizeres treinos cardiovasculares sem uma vertente direcionada para o reforço muscular a probabilidade de perderes massa muscular aumenta considerávelmente, por esse motivo ser tão importante conciliar os dois treinos em conjunto, ambos ajudam na perda de gordura corporal, no entanto cada um é mais direcionado para um determinado fim que em conjunto ajudam-se mutuamente.

 

Para simplificar tens alguns métodos que te ajudarão nesse processo de perder o “músculo do adeus” e a gordura corporal em geral, os tão conhecidos HIIT’s (Treino de alta intensidade intervalado) que consiste em realizares exercícios cardiovasculares intervalados. Então porque não conciliar os exercícios cardiovasculares intercalados com exercícios de reforço muscular? Seria uma boa maneira de “poupares” tempo de treino e ao mesmo tempo aproveitares todos os benefícios de ambos os treinos.

 

Outro dos métodos que podes realizar seria a realização de treino de reforço muscular no incío do treino com o objetivo de aproveitar a tua energia ao máximo na manutenção e/ou aumento de massa muscular em conjunto com treino cardiovascular após estar concluido o treino de reforço muscular, aproveitando as baixas reservas glicoliticas, sendo nessa altura a gordura utilizada como fonte principal de energia, que como dito anterior são os melhores exercícios que visam a perda de gordura corporal.

 

Estes são apenas alguns dos métodos que se pode utilizar para ajudar no emagrecimento (perda de gordura corporal) e na perda do famoso “Músculo do adeus”, no entanto, deves abordar esse tema e explicitar claramente o teu objetivo junto de um profissional credenciado em exercício físico que te vai acompanhar e ajudar da melhor forma em todo esse processo.

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