Massa muscular transforma-se em gordura se deixar de treinar?

 

Por vezes, nos ginásios hoje em dia houve-se muitos mitos e verdades dadas como absolutas estando já comprovadas cientificamente ser impossível acontecer.

 

Uma delas é que um indivíduo sedentário começando a treinar, vai transformar a gordura corporal em massa muscular, sendo isso impossível de acontecer pois a gordura e músculo são dois tecidos totalmente diferentes, tornando-se assim incapaz de transformar gordura em músculo ou vice-versa.

 

Como já abordado noutro artigo do meu blog, é impossível transformar uma na outra, pois seria como se quisséssemos transformar pele em ossos, são tecidos diferentes, logo torna-se lógico ser impossível trocar um pelo outro.

 

 

No caso dos indivíduos que são considerados pessoas ativas com uma boa regularidade de atividade fisica diária e que deixam de treinar não vai haver uma troca de massa muscular pela massa gorda, mas sim haverá uma falta de estímulo que anteriormente era proporcionado aos músculos o que vai favorecer a perda de massa muscular e consequente volume corporal.

 

Se o individuo que anteriormente era considerado uma pessoa ativa, deixa de treinar e passa a ser considerado uma pessoa sedentária é normal que se não tiver os devidos cuidados alimentares e não adaptar o plano alimentar à situação em que se encontra vai acabar por ganhar massa gorda, até porque com a perda de massa muscular e falta de exercício fisico o metabolismo da pessoa vai-se tornar mais lento fazendo com que não gaste tantas calorias diáriamente e assim acabamos por observar uma mudança da composição corporal do indíviduo em que existe um menor volume corporal em termos de massa muscular e um aumento da massa gorda.

 

Concluindo não ocorre uma troca de tecido adiposo por tecido muscular ou vice-versa, ocorre sim uma mudança corporal por vários fatores que em conjunto vão proporcionar essa mudança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *