Qual a importância do descanso no desenvolvimento muscular?

Atualmente, cada vez mais se aborda este tema nos ginásios com o objetivo de se perceber qual a real importância do descanso no desenvolvimento muscular, sendo que muitas vezes é desvalorizado pelos atletas em que o desejo de conquistar o corpo ideal se torna numa obsessão e acabam por esquecer que o repouso é necessário e fundamental para uma boa evolução muscular, manutenção da boa saúde física e mental e para não entrar em Overtraining.

 

Mas afinal, o que é Overtraining?

 

O que acontece com alguma regularidade entre as pessoas que anseiam alcançar um corpo com músculos volumosos e tonificados é um excesso de volume de treino comparado ao período de descanso criando uma diferença considerável entre ambas, dando origem a períodos de cansaço extremo, chamado de Overtraining.

 

O significado de Overtraining é designado pelo esforço que supera a capacidade de resposta do organismo, sendo uma situação de agressão para o nosso organismo tanto a nível físico como psicológico, aumentando cosiderávelmente a probabilidade de ocorrêcia de lesões.

 

Agora que percebemos o que é Overtraining de forma simplificada, torna-se fácil perceber que não é desejado por ninguém alcançar esse estado, por isso que é tão importante o descanso para a nossa saúde.

 

O estado de Overtraining é uma situação extrema, no entanto, não é só nessa situação que vamos ter contrapartidas, por exemplo, mesmo que não cheguemos a uma situação de Overtraining mas não descansamos bem vai ter influência nos resultados evitando um bom desenvolvimento muscular, pois para o processo de hipertrofia um bom descanso é indispensável.

 

Existem 3 variáveis indispensáveis para um bom processo de hipertrofia, sendo estas um plano de treino adequado ao objetivo e necessidades do atleta, um plano alimentar adaptado de acordo com as necessidades do indivíduo e um bom descanso.

 

 

O descanso periodizado pode oferecer não só um desenvolvimento muscular maior, como também ajuda na prevenção de lesões e um rendimento bastante maior nos treinos.

 

Durante os treinos de musculação os músculos passam por um grande esforço e stress e é posteriormente no repouso que o nosso corpo vai recuperar e restaurar todas as células e fibras musculares danificadas durante o treino. É durante o período de descanso que ocorre a Hipertrofia.

 

Agora que ficou esclarecido o porquê do descanso ser tão importante num bom desenvolvimento e rendimento do atleta, vem a pergunta “Mas qual o tempo ideal de descanso?”.

 

Esta é uma pergunta que não tem uma resposta definida pois o tempo de descanso que devemos dar a cada músculo treinado vai depender muito do estímulo que lhe é proporcionado durante o treino, o tipo de objetivo que o atleta tem, o processo de alimentação em que se encontra, o tempo que demora a recuperação do atleta, pois é de suma importância cada um respeitar as suas individualidades, observando os seus períodos de sono entre muitos outros fatores que podem influenciar o tempo de recuperação do músculo para uma nova sessão intensa de exercícios para a mesma musculatura.

 

Para quem não é acompanhado de forma a obter uma periodização do descanso de forma correta o ideal é dar pelo menos 48h a 72h de descanso à musculatura treinada, visto que é o período necessário para o glicogénio ser ressintetizado.

 

E tu, quanto tempo descansas entre cada treino para a mesma  musculatura?

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