Sono e aumento de massa muscular

 

Quando o objetivo se trata de aumentar a massa muscular, a maior parte dos praticantes de ginásio e até dos que não praticam, pensam logo em treino e alimentação, em que para isso necessitas de treinar musculação para conseguir aumentar a massa magra corporal estando aliado a uma alimentação equilibrada e adequada.

 

De certa forma não estão errados, sendo necessário treino e uma alimentação adequada ao objetivo para se conseguir alcançar esse fim.

 

Mas poucos lembram-se da importância do descanso para o desenvolvimento muscular, recuperação mais eficiente, bem-estar físico e psicológico e para manter os níveis motivacionais de cada pessoa.

 

Sabias que se não descansares devidamente o teu corpo a tua massa muscular tem grande probabilidade de não aumentar nem se desenvolver?

 

Sim é verdade, quando não se descansa devidamente a musculatura treinada, dificilmente obteremos ganhos com o treino realizado e não teremos o mesmo rendimento no treino a seguir, isto porque o descanso é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo tanto a nível físico como psicológico.

 

 

O melhor “ergogéneo” é dormir bem e quando acontece recorrentemente situações de défice de sono, estamos certamente a prejudicar a evolução do nosso corpo, pois acontece inúmeros processos corporais tendo em conta esta situação.

 

Quando nos encontramos em défice de sono, a evolução não acontece e não temos o mesmo rendimento nos treinos a seguir isto porque, em défice de sono as hormonas anabólicas, Testosterona, Hormona de Crescimento (GH) e IGF-1 (proteína produzida no fígado) diminui de forma considerável e as hormonas catabólicas, miostatina e cortisol aumentam bastante, sendo isto prejudicial ao aumento de massa muscular.

 

As consequências da ocorrência destas situações centram-se em 3 aspetos, degradação do tecido muscular, menor proliferação e fusão das células satélites e menor capacidade e efeciência na recuperação.

 

Ou seja, como podemos concluir não é bom estar em situação de défice de sono, principalmente para o nosso bem-estar físico e psicológico e num âmbito de saúde, sendo também bastante prejudicial a quem deseja aumentar a massa muscular, por esse motivo, dá a devida importância ao descanso que por vezes esse é o fator que difere das pessoas que tem sucesso no seu objetivo das  que não tem.

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