BCAA resulta na hipertrofia?

 

Esta é uma das grandes questões colocadas pelos atletas hoje em dia nos ginásios com o intuito de obter ganhos de massa muscular, talvez derivado à grande publicidade por trás deste suplemento ou talvez porque observam pessoas com mais anos de prática de musculação a incluir este suplemento na sua alimentação diária.

 

Mas será que resulta mesmo e fornece benefícios no que toca a aumentos de massa muscular?

 

Antigamente, este suplemento era considerado indispensável na alimentação diária de um atleta, isto porque considerava-se que este suplemento conseguia realmente ajudar as pessoas cujo objetivo era aumentar a massa muscular.

 

Ao longo dos anos e principalmente nos últimos anos, este foi um suplemento muito estudado visando comparar os resultados de quem incluia este suplemento na sua alimentação com quem ingeria a quantidade de proteína necessária diariamente.

 

Vamos então conhecer um pouco este suplemento e perceber se realmente fornece benefícios no que toca a aumentos de massa muscular.

 

O que é?

 

BCAA é a sigla em inglês de “Branched chain amino acids” que significa aminoácidos de cadeia ramificada. Representa uma cadeia composta por três aminoácidos essenciais que não são produzidos naturalmente pelo corpo humano sendo necessário ser obtidos através da dieta, sendo estas, Leucina, Isoleucina e Valina.

 

 

Onde encontramos estes aminoácidos na alimentação?

 

Estes aminoácidos são considerados essenciais porque não podem ser sintetizados no organismo e necessitam de ser obtidos a partir da dieta, estando presente em proporção adequada principalmente em proteínas de origem animal.

 

– Leite e seus derivados

 

– Ovo

 

– Carne

 

– Frango

 

– Peixe

 

É eficaz no aumento de massa muscular?

 

Não!

 

Os aminoácidos essenciais são obtidos através da alimentação com a ingestão adequada de proteína diária (2g/kg de peso corporal), ou seja, se consumires a proteína que necessitas diáriamente a síntese proteica já estará aumentar, e não é por adicionares BCAA que vai aumentar mais essa síntese.

 

Concluindo, os BCAA em nada te ajuda quando tens uma alimentação equilibrada e uma ingestão adequada de proteína diaria, tornando-se assim ineficaz no processo de aumento de massa muscular.

 

Para que serve?

 

Na privação de glicose os BCAA podem ser um substrato energético no músculo tendo assim efeito anticatabólico, sendo especialmente interessante em atletas de endurance (ex. Maratonistas e ultramaratonistas) pelo facto de atrasarem/inibirem a chamada fadiga central, típica dos esforços de longa duração e repetitivos.

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